HOME FEEDBACK

Saiba quem são os principais candidatos da eleição em Portugal

Eleições legislativas em Portugal determinarão futuro político do país em um pleito marcado por agendas opostas. Votação envolve principais partidos em disputa acirrada por temas cruciais como economia e imigração.

Eleição Legislativa em Portugal: Os portugueses vão às urnas neste domingo (18.mai.2025) para decidir as 230 cadeiras da Assembleia da República. O partido com maior número de votos indicará o novo primeiro-ministro.

Os eleitores votam por partido, e as principais siglas são:

  • AD (Aliança Democrática)
  • PS (Partido Socialista)
  • Chega

Luís Montenegro, atual premiê, é advogado e está envolvido em um escândalo de conflito de interesses com a empresa da família, a Spinumviva. Liderou o PSD entre 2011 e 2017 e foi nomeado premiê em março de 2024, mas perdeu a confiança do Parlamento um ano depois.

Nuno Santos, 48 anos, ex-ministro das Infraestruturas, é o novo líder do PS, defendendo uma agenda progressista. Apesar de carismático, ele enfrenta críticas devido à ligação do partido aos problemas do governo anterior.

André Ventura, 42 anos, fundador do Chega, conquistou visibilidade com seus discursos anti-corrupção e ideias patrióticas. Atualmente, ocupa o cargo de conselheiro de Estado e se destacou por sua postura combativa.

O formato eleitoral é semipresidencialista, onde o premiê é escolhido pelo presidente após consulta aos partidos. A votação não é obrigatória e foca em temas como economia, habitação, imigração e a relação com a UE.

Após as eleições, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa irá conversar com partidos representados no Parlamento para indicar o novo premier. A formação do governo pode exigir negociações se não houver uma maioria clara.

Reportagem de Nathallie Lopes e Levi Matheus, supervisionada por Aline Marcolino.

Leia mais em poder360