Saída de político de direita da coalizão gera colapso na Holanda e eleição pode ser antecipada
Colapso da aliança na Holanda ocorre após críticas à gestão da imigração. A oposição exige novas eleições, citando inação do governo em meio a desafios europeus.
A aliança governamental da Holanda colapsou em 3 de outubro após a saída do político Geert Wilders, da extrema-direita.
Wilders criticou os demais partidos por não implementarem medidas suficientes para restringir a imigração, alegando que as promessas de uma política de asilo mais rigorosa não foram cumpridas.
Recentemente, ele solicitou um plano para:
- Rejeitar novos pedidos de asilo
- Deportar refugiados sírios
A oposição solicita novas eleições, afirmando que o governo atual deixou o país em um estado de inação, especialmente durante conflitos na Europa.
Os partidos restantes na coalizão não têm a maioria necessária e poderão tentar formar uma nova aliança. No entanto, a maioria dos especialistas acredita que novas eleições são a solução mais provável.
Caso ocorram, será uma oportunidade de avaliar o desempenho dos partidos extrema-direita na Europa, em um contexto de crescimento econômico lento e aumento da migração.
O Partido da Liberdade, liderado por Wilders, obteve o maior número de assentos nas eleições de 2023, mas não conseguiu formar uma coalizão governamental.
Publicado por Sarah Paula
Reportagem produzida com auxílio de IA