Sanders compara ataque ao Irã às guerras do Vietnã e do Iraque
Bernie Sanders critica ofensiva militar de Trump contra o Irã, alertando para os perigos de uma nova guerra baseada em mentiras. O senador lembra das lições da Guerra do Vietnã e da invasão do Iraque, reiterando a necessidade de focar em questões internas nos Estados Unidos.
Senador Bernie Sanders criticou a ofensiva militar do presidente Donald Trump contra o Irã no domingo (22.jun.2025).
Em comunicado, Sanders alertou: “Não podemos permitir que a história se repita”, comparando a situação atual a conflitos passados, como a Guerra do Vietnã e a invasão do Iraque.
Ele classificou a escalada militar como “mais uma guerra baseada em mentiras”, citando episódios em que o povo norte-americano foi enganado.
Recentemente, Trump autorizou bombardeios contra instalações iranianas, alegando conter ameaças nucleares e retaliar ataques a bases dos EUA.
Sanders mencionou a retórica de figuras como Benjamin Netanyahu, que, segundo ele, garantiu ao Congresso que a queda de Saddam Hussein teria resultados positivos, resultando em uma guerra civil devastadora.
O senador também destacou a necessidade de focar em problemas internos dos EUA, afirmando: “Não podemos nos deixar arrastar para outra guerra no Oriente Médio baseada em mentiras.”
Reeleito para seu 4º mandato em 2024, Sanders é um político independente que vota com os democratas. Ele concorreu à presidência pelo Partido Democrata em 2016 e 2020, mas perdeu para Hillary Clinton e Joe Biden, respectivamente.