São Paulo: chuva de 1 mês em 48h e recorde de baixa temperatura
Chuvas intensas e temperaturas recordes marcam o início de abril em São Paulo. Alertas para enxurradas e deslizamentos são emitidos devido ao volume excessivo de precipitações esperadas.
São Paulo enfrentará chuva volumosa entre os dias 3 e 4 de abril de 2025, com previsão de precipitação superior à média mensal de 87 mm. Apenas nesses dois dias, o volume pode atingir cerca de 90 mm.
A forte frente fria também trará temperaturas recordes, semelhantes às registradas em novembro de 2024. Todo o estado deverá sofrer chuvas intensas, com regiões como Grande São Paulo, Campinas e Sorocaba acumulando entre 50 mm e 100 mm.
As áreas do sul do estado e próximas à divisa com Minas Gerais podem ter volumes semelhantes, enquanto na serra da Mantiqueira e no Vale do Paraíba, as chuvas podem variar de 100 mm a 150 mm. Já na Baixada Santista e localidades como São Sebastião e Caraguatatuba, o acumulado pode chegar a 150 mm a 250 mm. O litoral norte, especialmente Ubatuba, pode registrar até 350 mm.
A intensa chuva começa na tarde de quinta-feira, 3 de abril, e deve diminuir significativamente até o domingo.
O impacto será severo no litoral paulista, com previsão de volumes extremos e o alerta do Climatempo para riscos como enxurradas, alagamentos e deslizamentos de terra. A agitação marítima será uma preocupação, com previsão de ressaca.
A temperatura deve cair, com máximas em torno de 20°C e mínimas podendo chegar a 15°C. A última menor temperatura em São Paulo foi de 16,2°C em 11 de janeiro. O termômetro não marcava 15°C ou menos desde novembro de 2024.