HOME FEEDBACK

São Paulo soma 623 ataques a ônibus em 30 dias

Ataques a ônibus em São Paulo e Baixada Santista geram onda de insegurança, com investigações em andamento. Autoridades confirmam 623 casos em um mês e já prenderam sete suspeitos relacionados aos atos de vandalismo.

Região Metropolitana de São Paulo e Baixada Santista registraram 623 ataques a ônibus nos últimos 30 dias.

Sete pessoas foram presas como suspeitas de envolvimento nos atos de vandalismo.

Um dos casos mais recentes ocorreu no sábado (12.jul.2025), na Zona Sul de São Paulo.

De acordo com o Fantástico, reportagem da TV Globo, as investigações apontam três principais hipóteses para os ataques. O delegado Fernando José Góes Santiago afirmou que os suspeitos estariam “descontentes com o tratamento de empresas rivais”.

A Prefeitura e o governo estadual confirmaram mais de 600 ocorrências no período de 1 mês, sendo 59 casos registrados em um único dia, 7 de julho.

A polícia identificou Everton de Paiva Balbino, motorista de um carro vermelho envolvido em um ataque em 27 de junho, perto do aeroporto de Congonhas, que resultou em um incidente com um ônibus e uma passageira ferida.

Balbino foi preso e indiciado por tentativa de homicídio, sendo este o ataque "com resultado mais gravoso até o momento".

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo informou que 855 ônibus foram depredados na Grande São Paulo entre o início de 2025 e julho. Em junho, houve 270 casos, após redução de fevereiro a maio.

Leia mais em poder360