Sarney se diz orgulhoso por entregar um país tranquilo
Sarney celebra 40 anos de democracia e destaca importância da transição política. Ex-presidente reforça legado de estabilidade e foi a figura central em um período decisivo para o Brasil.
Ex-presidente José Sarney expressou, neste sábado (15.mar.2025), seu orgulho pessoal por ter contribuído com a redemocratização do Brasil, durante evento na Fundação Astrojildo Pereira, em Brasília.
Ele afirmou ter tido o privilégio e responsabilidade de liderar o país em um período decisivo da história. Sarney destacou que a democracia amadureceu como um dogma a ser seguido e que os desafios durante seu governo foram superados sem rupturas democráticas.
O ex-presidente homenageou Tancredo Neves, descrevendo-o como um grande líder que organizou a transição democrática. Sarney mencionou que Tancredo “deu a morte” para o Brasil, sendo preparado pela história para tal momento.
Em relação às Forças Armadas, Sarney afirmou que são “fiéis à Constituição”, como demonstrado nos eventos de 8 de Janeiro. Ele ressaltou que, apesar de tentativas de retrocessos, o país superou os desafios.
O Brasil comemora hoje 40 anos de democracia, o maior período contínuo da história com eleições diretas. Desde 1988, uma nova Constituição foi promulgada, substituindo a que estava em vigor durante vinte e um anos de ditadura militar.
A partir de 1985, o PIB do Brasil foi superado pelo da China e Índia. Os três países, antes classificados como Terceiro Mundo, são agora considerados emergentes, enquanto atualmente se refere a eles como Sul Global.
Poder360 lançou uma série especial de reportagens sobre os 40 anos de democracia no Brasil. Veja as entrevistas na série especial.