Saudosistas do nazismo e do fascismo não estão no Brics, diz Lula
Lula defende o fortalecimento do multilateralismo e a soberania brasileira após críticas de Trump. Ele enfatiza que o Brasil busca construir um novo mundo sem intervenções externas e com respeito à democracia.
Lula critica saudosistas do nazismo e fascismo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na 2ª feira (7.jul.2025) que os saudosistas do nazismo e do fascismo não fazem parte do Brics.
Em declaração após a cúpula do bloco no Rio de Janeiro, Lula destacou a necessidade de criar um novo órgão multilateral ou reformar a ONU com base em fatos geopolíticos atuais, não de 1945.
Ele declarou: “Aquele mundo ficou para trás [...] Nos Brics, a gente quer fortalecer os processos democráticos, .a paz e o desenvolvimento”.
O presidente ressaltou que o Brics representa um novo caminho para o multilateralismo e criticou o desejo de um mundo tutelado e a Guerra Fria.
Após a ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor taxas a países do Brics e seu apoio a Jair Bolsonaro, Lula reafirmou a soberania do Brasil:
“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. [...] Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja.”
Leia mais: Acompanhe a cobertura da Cúpula do Brics no Rio.
Assista ao vídeo: O que é o Brics (3min36s)