HOME FEEDBACK

“Se eu for condenado, acabou”, diz Bolsonaro

Bolsonaro afirma que uma condenação à prisão por 20 ou 40 anos seria o fim de sua carreira política e diz que lutará contra sua inelegibilidade. O ex-presidente se tornou réu por tentativa de golpe após decisão unânime do STF.

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou em entrevista ao UOL que uma pena de prisão de 20 ou 40 anos encerraria sua trajetória política. Ele afirmou: “Se eu for condenado, acabou”.

Bolsonaro, com 70 anos, disse que a hora de disputar a Presidência novamente é agora e tentará reverter sua inelegibilidade “até o último segundo”. Para ele, a prisão seria uma “pena de morte política e física”.

O ex-presidente se tornou réu em 26 de março, após a 1ª Turma do STF receber, por unanimidade, a denúncia contra ele e outras 7 pessoas por uma tentativa de golpe de Estado. O julgamento teve 5 votos a favor das acusações da PGR (Procuradoria-Geral da República).

Durante o julgamento, o ministro Alexandre de Moraes destacou indícios que podem comprovar a liderança de Bolsonaro no plano do golpe e seu ataque à credibilidade das urnas.

A ação penal está na fase de instrução processual, onde serão colhidos depoimentos e apresentadas provas. As oitivas começarão em 19 de maio e devem ir até 2 de junho.

Leia mais em poder360