‘Se ficar quatro anos com briga entre governo federal e estadual, nós não vamos sair do lugar’, diz presidente do BNDES
Mercadante reafirma compromisso do BNDES em apoiar projetos estaduais independentemente de alianças políticas. Durante a inauguração, ele destacou investimentos significativos em infraestrutura e a importância da colaboração entre os governos.
Aloízio Mercadante, presidente do BNDES, afirmou que a instituição está pronta para apoiar todos os Estados, independentemente das orientações políticas dos governadores.
As declarações foram feitas durante a inauguração da nova estação de trem Ambuitá, em Itapevi, SP, que recebeu um investimento de R$ 3,4 bilhões do banco para ampliação das linhas da CPTM.
Mercadante destacou a importância de evitar conflitos entre governo federal e estadual, afirmando: “Se ficar quatro anos com briga, nós não vamos sair do lugar.”
Sobre novos projetos em São Paulo, o BNDES financia o projeto do Trem Intercidades (TIC) com R$ 6,7 bilhões, que ligará a capital paulista à cidade de Campinas. Ele afirmou: “Foi o BNDES que viabilizou o leilão e estimulou a entrada de outros parceiros.”
Mercadante também demonstrou interesse em colaborar no trecho do TIC entre São Paulo e Sorocaba, reiterando que o banco está pronto para ajudar, conforme a promessa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de trabalhar em conjunto com todos os governadores.
Reportagem produzida com auxílio de IA e Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias