HOME FEEDBACK

Se petróleo seguir caindo, preço da gasolina e do diesel pode diminuir mais, diz Alexandre Silveira

Ministro aponta que a continuidade da queda no preço do barril pode levar a novos cortes nos combustíveis. Ele também comenta sobre a análise da Petrobras em relação à manutenção de ativos sob a atual cotação do petróleo.

Possível queda nos preços dos combustíveis

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que, se o preço do barril de petróleo continuar em queda, os preços da gasolina e do diesel podem cair mais nas próximas semanas.

Durante a Cúpula de Líderes do Brics no Rio de Janeiro, ele declarou: "Com a queda do Brent, se manter como está hoje, há uma real possibilidade de redução de preços."

Silveira não comentou a ameaça do presidente Donald Trump de taxar em 10% os países alinhados ao Brics.

O ministro também se referiu à presidente da Petrobras, Magda Chambriard, que disse que a companhia avalia a venda do polo de produção Bahia Terra. Com a cotação atual de cerca de US$ 60 por barril, o ativo não seria rentável.

É uma companhia de capital aberto, e o governo não intervém nas decisões da diretoria executiva. Silveira comentou que a decisão sobre a venda será avaliada posteriormente pelo conselho da estatal.

Ainda criticou a privatização da Refinaria de Mataripe (Rlam) quais fez "muito mal ao povo da Bahia e ao povo de Sergipe", destacando que o combustível ali está mais caro que no resto do Brasil.

A refinaria passou a ser operada pela Acelen, após ser comprada pelo fundo Mubadala em 2021.

Leia mais em o-globo