HOME FEEDBACK

Se Trump cobrar 50% da gente, cobraremos 50% dele, diz Lula

Lula adverte sobre retaliações comerciais se Trump implementar tarifas sobre produtos brasileiros. O presidente brasileiro destaca a busca por soluções diplomáticas, mas reafirma a disposição de aplicar a Lei da Reciprocidade.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta 5ª feira (10.jul.2025) que, se Donald Trump impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, o Brasil responderá na mesma medida.

Lula deu a entrevista ao Jornal da Record e enfatizou a busca por soluções diplomáticas, mas mencionou a Lei da Reciprocidade como uma opção. Ele declarou: “Podemos recorrer à OMC, propor investigações, mas a principal medida será a reciprocidade.”

A Lei da Reciprocidade, sancionada há 3 meses, permite reações a países que impuserem restrições às exportações brasileiras. “Se ele cobrar 50% de nós, vamos cobrar 50% deles”, informou Lula.

Trump justificou a tarifa alegando que o governo brasileiro estaria “perseguindo” Bolsonaro, que é réu no STF por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Lula rechaçou essa alegação, afirmando que o processo judicial é de competência brasileira e está livre de ingerências externas.

Trump, em carta a Lula, chamou de “vergonha internacional” a maneira como Bolsonaro está sendo julgado, criticando o que descreveu como uma “caça às bruxas” que deve acabar imediatamente.

Entenda a disputa tarifária entre EUA e Brasil. Assista (1min47s):

Leia mais em poder360