HOME FEEDBACK

Secretaria da Mulher da Câmara aciona Corregedoria por ofensas a Marina

Secretaria da Mulher denuncia deputado por ofensas à ministra Marina Silva e promete agir contra a violência política de gênero. A representação visa reforçar a importância do respeito e do decoro nas discussões parlamentares.

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados representará formalmente contra o deputado Evair de Melo (PP-ES) por ofensas à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante sessão na 4ª feira (2.jul.2025).

As falas do deputado foram consideradas “desrespeitosas” e “incompatíveis com os princípios democráticos”. Ele a chamou de “adestrada” e a comparou a grupos extremistas como Farc, Hamas e Hezbollah.

A Secretaria, em comunicado, afirma que tomará medidas cabíveis e atuará com determinação em outros casos de desrespeito a deputadas.

Durante a sessão, Marina ironizou Evair, que a questionou sobre pesquisadores: “Deu tempo de pesquisar, hein, deputado?”. Ao ser atacada, Marina Silva optou por não rebater as ofensas e afirmou estar em paz.

A Secretaria condena a banalização das ofensas nas audiências, que desvirtuam o debate público e criticam a Lei de Violência Política de Gênero.

O deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE) defendeu Marina e pediu desculpas a ela, mas sem sucesso. A Secretaria reitera seu compromisso com o respeito às mulheres na política.

Leia mais em poder360