Secretária de Trump virá ao Brasil cobrar equilíbrio no comércio do agro, diz jornal
Missão da secretária visa renegociar termos do comércio agrícola e buscar maior equilíbrio nas relações entre os dois países. A visita ocorre em um contexto de tensões comerciais e um déficit agrícola significativo dos EUA em relação ao Brasil.
Brooke Rollins, secretária do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), visitará o Brasil nos próximos meses com o objetivo de renegociar termos do comércio agrícola. A missão busca um maior equilíbrio nas relações bilaterais entre os dois países.
A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo com base em um ofício da embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Ribeiro Viotti.
Rollins, uma figura chave na gestão de Donald Trump, aponta que o débito comercial agrícola dos EUA, atualmente em US$ 50 bilhões, é resultado de inações passadas. Para o Brasil, o desequilíbrio é de US$ 7 bilhões desfavoráveis aos americanos.
“Estamos comprometidos em garantir prosperidade aos nossos produtores. Tudo está sobre a mesa para abrir novos mercados", disse Rollins.
Além do Brasil, a visita inclui outros países como Índia, Japão, Peru, Reino Unido e Vietnã, além de missões comerciais no México, Taiwan e República Dominicana.
A visita de Rollins ocorre em um momento crítico nas relações comerciais entre Brasil e EUA. O governo Trump anunciou um novo pacote tarifário que pode incluir medidas contra o Brasil, embora o país seja visto como um potencial beneficiado na atual guerra comercial, devido à sua oferta abundante de alimentos.