HOME FEEDBACK

Secretário de Comércio dos EUA diz que tarifas recíprocas passam a vigorar em 1º de agosto

Tarifas recíprocas dos EUA entrarão em vigor em agosto, a menos que acordos comerciais sejam fechados. O presidente Trump enviará cartas aos parceiros comerciais detalhando as tarifas propostas a partir de segunda-feira.

Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, anunciou que as "tarifas recíprocas" entrarão em vigor em 1º de agosto, após uma pausa comercial que expira em 9 de julho.

As declarações foram feitas ao lado do presidente Donald Trump, que indicou que cartas seriam enviadas a parceiros comerciais partir de segunda-feira.

Lutnick afirmou que as tarifas foram definidas e que Trump se reuniu para tratar dos acordos comerciais. Ele mencionou um novo atraso na implementação das tarifas mais altas, que fazem parte da política de Trump desde 2 de abril.

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, advertiu que as tarifas voltariam como um bumerangue se os países não fechassem acordos até 1º de agosto.

Trump disse que enviará entre 12 e 15 cartas nesta segunda-feira, detalhando tarifas que podem chegar a 70% para alguns países. O presidente está buscando acordos com diversas nações.

A Casa Branca informou que a data de 9 de julho não é considerada crítica para os novos acordos e, até o momento, houve princípios de acordo com Reino Unido e Vietnã, além de um pacto com a China.

A reação dos mercados foi negativa, com futuros de Wall Street caindo cerca de 0,30%.

Leia mais em exame