Secretário de Estado dos EUA diz que 'chances são altas' para encontro entre Trump e Xi Jinping
Rubio destaca a possibilidade de um encontro entre Trump e Xi Jinping como um passo importante para a cooperação entre EUA e China. Encontro serve como base para discussões sobre comércio e outras áreas de interesse mútuo.
Encontro entre Trump e Xi Jinping é provável
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que um encontro presencial entre o presidente Donald Trump e o líder chinês Xi Jinping é provável, após reunião com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, na Malásia.
A reunião, considerada construtiva e positiva, foi vista como um prelúdio para uma possível cúpula de líderes, que Trump deseja que aconteça ainda este ano.
Rubio disse: "Há um forte desejo de ambos os lados de fazê-lo" e acredita que "as chances são altas" de que uma data seja definida.
O secretário destacou que, apesar das discordâncias, existem áreas de cooperação potencial entre os países.
Questionado sobre possíveis colaborações, Rubio mencionou que os EUA trabalhariam com a China e fariam anúncios públicos em breve. Ele se referiu às negociações de Londres, que suspenderam tarifas sobre produtos chineses por 90 dias.
Ainda não houve comentários públicos do governo chinês sobre a reunião.
Recentemente, os sinais apontam que ambos os lados estão começando a cumprir promessas anteriores, como a China retomando embarques de terras raras e os EUA aliviando restrições a exportações.
Além disso, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, espera se reunir com seu homólogo chinês em breve para discutir comércio e outras questões.
O secretário do Comércio, Howard Lutnick, anunciou que as conversas comerciais se iniciarão no início de agosto.