HOME FEEDBACK

Secretário de Estado dos EUA diz que país pode negociar novos acordos bilaterais após impor tarifas

Marco Rubio destaca que os EUA retaliarão tarifas de outros países e se prepararão para negociações comerciais bilaterais. O secretário de Estado enfatiza a busca por um novo status quo nas relações comerciais globais.

Marco Rubio: O secretário de Estado dos EUA afirmou que o país poderá iniciar negociações bilaterais após impor tarifas a seus principais parceiros comerciais, incluindo o Brasil.

Rubio destacou que as tarifas são uma resposta global, não direcionadas apenas a países como Canadá ou México. "É contra todo mundo", disse durante o programa "Face the Nation".

Ele mencionou que, com essa nova abordagem, os EUA buscam negociar acordos comerciais que beneficiem ambas as partes, redefinindo as bases para garantir tratamento justo.

Guerra comercial: O presidente Donald Trump ameaçou aplicar uma tarifa de 200% sobre importações de vinhos e bebidas alcoólicas da Europa se a União Europeia não retirar sua taxa de 50% sobre o uísque americano.

Caso a tarifa não seja removida, Trump promete que os EUA também taxarão em 200% produtos europeus. A sobretaxa de 25% para importação de aço e alumínio já está em vigor, atingindo o setor siderúrgico de países como Canadá, México e Brasil.

Essas tarifas visam priorizar a indústria local e foram anunciadas por Trump para produtos de países onde há déficit na balança comercial.

As tarifas para o Canadá e México foram adiadas, mas a previsão é que sejam retomadas em 2 de abril. As tarifas sobre produtos chineses permanecem em vigor.

*Com informações da agência Reuters*

Leia mais em globo