Secretário de Minas e Energia sai para presidir a Paranapanema
Vitor Saback assume a presidência da Paranapanema em meio a desafios financeiros significativos. A companhia está em recuperação judicial e busca reestruturar sua dívida de R$ 450 milhões.
Vitor Saback deixou o governo para ser o novo presidente da Paranapanema, maior produtora brasileira não integrada de cobre refinado. A nomeação foi aprovada pelo conselho de administração da companhia na noite de 4ª feira (2.abr.2025).
Saback, servidor do Ministério Público Federal desde 2010, teve cargos de destaque anterior, incluindo diretor da ANA e assessor especial no Ministério da Economia.
Ele também ocupava o conselho da Petrobras, mas não será reconduzido na próxima eleição. A União indicou Fernando Coura para sua vaga na assembleia de acionistas em 16 de abril.
A Paranapanema, que enfrenta dificuldades financeiras desde 2022, está em recuperação judicial por conta de uma dívida de R$ 450 milhões. O cargo de presidente estava vago desde janeiro após a saída de João Pinheiro Nogueira Batista, que ficou no cargo por três meses.
Marcelo Vaz Bonini ocupava interinamente a presidência e continuará como diretor financeiro e de relações com investidores, negociando com credores.
A empresa é listada na B3 e detém 10% de suas ações sob controle da Caixa Econômica Federal, enquanto 5% pertencem à Mineração Buritirama; o restante é dividido entre fundos e investidores individuais.
Leia mais: