HOME FEEDBACK

Secretário-geral da ONU fala em “consequências catastróficas”

Guterres expressa preocupação com o impacto do ataque dos EUA ao Irã, alertando para o risco de uma escalada do conflito. Ele destaca a necessidade urgente de soluções diplomáticas para preservar a paz e a segurança internacionais.

António Guterres, secretário-geral da ONU, alertou que o ataque dos Estados Unidos ao Irã pode levar a consequências catastróficas para civis e a segurança global.

Guterres expressou seu profundo alarmismo em uma publicação no X (antigo Twitter), destacando a escalada perigosa em uma região já vulnerável.

Ele fez um apelo aos Estados-membros da ONU para que reduzam a tensão e cumpram suas obrigações internacionais. “Neste momento perigoso, é essencial evitar uma espiral de caos. Não há solução militar. O único caminho é a diplomacia,” reiterou Guterres.

No dia 18 de junho, ele já havia solicitado que nenhum país se envolvesse no conflito entre Israel e Irã e pediu um cessar-fogo, alertando para as enormes consequências de novas intervenções militares. “Apelo veementemente para que evitemos qualquer internacionalização adicional do conflito,” concluiu.

Leia mais em poder360