HOME FEEDBACK

Secretário que teve visto revogado pelos EUA diz que sanção é ‘injusta’ e defende Mais Médicos

Mozart Sales critica revogação de visto americano e defende programa Mais Médicos. Medida do governo Trump gera preocupações entre autoridades brasileiras sobre novas sanções.

Médico Mozart Sales, secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, reagiu à revogação de seu visto americano.

Em postagem no Instagram, Sales classificou a sanção como “injusta” e defendeu o programa Mais Médicos, que foi mencionado pelo governo americano como justificativa para a penalidade.

Sales destacou: “O programa Mais Médicos pelo Brasil é uma iniciativa primordial do governo federal para garantir atendimento de saúde a milhões de brasileiras e brasileiros.”

Ele afirmou que a sanção não abala sua certeza sobre os benefícios do programa, que, segundo ele, representa “a essência do SUS, o maior sistema público de saúde do mundo.”

Essa é a primeira penalização do governo Lula com perda de visto pelo governo Trump.

Integrantes do governo temem que novas sanções possam atingir outros membros, especialmente devido ao clima político tenso em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Antes de Sales, ministros do STF e o procurador-geral da República também tiveram vistos revogados.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defendeu Mozart Sales e afirmou que o programa Mais Médicos resistirá a “ataques injustificáveis.”

Leia mais em jovem-pan