Sedã Tucker 48 que pertenceu a George Lucas é exibido em museu de Campos do Jordão
O icônico Tucker 48, uma das raras unidades produzidas, é exibido em Campos do Jordão, destacando sua inovadora, mas problemática, engenharia. O carro, que faz parte da história do cinema, pertenceu a George Lucas e conta com um design à frente de seu tempo.
O Tucker 48 encontra-se em exibição no Carde (Carro, Arte, Design e Educação), em Campos do Jordão (SP).
Trata-se de um sedã de três faróis, terceiro de 51 unidades produzidas, adquirido em um leilão na Califórnia por cerca de R$ 8 milhões.
O carro pertenceu a George Lucas, diretor do filme "Tucker: Um Homem e Seu Sonho" (1988), que narra a história de Preston Tucker, um visionário sabotado pela indústria automotiva dos EUA.
O modelo apresentava inovações, como um farol central que acompanha as curvas e suspensão independente, porém, teve problemas mecânicos que prejudicaram seu desempenho.
Seu motor Franklin O-335, usado em helicópteros, não teve transmissão à altura, resultando em falhas de performance.
Além dos desafios técnicos, Tucker enfrentou investigações por práticas financeiras questionáveis, como a venda de acessórios enquanto produzia veículos inexistentes.
Embora absolvido, sua empresa perdeu credibilidade, e as poucas unidades produzidas se tornaram atrações em coleções ao redor do mundo.