HOME FEEDBACK

Sem aviso, Venezuela passa a taxar produtos brasileiros, dizem indústrias de Roraima

Venezuela ignora acordo de isenção tributária e começa a taxar produtos brasileiros, impactando principalmente o estado de Roraima. Federações locais iniciam investigações e pedem soluções para o reconhecimento dos certificados de origem.

A Venezuela iniciou a taxação de produtos importados do Brasil, contrariando um acordo de 2014 que isenta impostos sobre o comércio bilateral. A informação é da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier).

Até o momento, não há explicações sobre as razões da nova cobrança, que não foi oficialmente comunicada ao governo brasileiro.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) transferiu o caso para o Ministério de Relações Exteriores, que não comentou o assunto.

A Fier relatou que exportadores brasileiros estão enfrentando dificuldades com o reconhecimento dos seus certificados de origem na Venezuela, o que inviabiliza a aplicação do acordo isento de tarifas.

O estado de Roraima é o mais impactado, sendo seu maior parceiro comercial a Venezuela. A federação já iniciou apurações internas sobre a aceitação dos certificados pelos venezuelanos.

A Fier busca contato com autoridades brasileiras e venezuelanas para esclarecer a situação e reestabelecer o fluxo comercial bilateral.

Leia mais em folha