“Sem Bolsonaro é negar democracia”, repete ex-presidente sobre 2026
Bolsonaro reafirma sua кандидатура para 2026 e destaca a importância de fortalecer o Senado. O ex-presidente critica o TSE e defende que as próximas eleições sem sua participação ameaçam a democracia.
Inelegível pelo TSE, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste sábado (21.jun.2025) que ainda é o candidato do Partido Liberal para as eleições de 2026. Ele declarou: “Por enquanto, no PL, sou eu”.
Bolsonaro ressaltou que as próximas eleições, se ocorrerem “sem Jair Bolsonaro, é uma negação à democracia”. Ele foi incumbido por Valdemar Costa Neto, presidente do PL, de articular o lançamento de candidaturas ao Senado. Sua prioridade é formar uma bancada forte para “reequilibrar os Poderes” e promover uma democracia de verdade.
Os senadores têm a capacidade de abrir processos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal, que atualmente julga Bolsonaro por suposta tentativa de golpe de Estado após a derrota em 2022 para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Bolsonaro afirmou que os eventos de 8 de janeiro – quando seus apoiadores invadiram os Três Poderes – “não foram golpe” e que não existem provas concretas contra ele. Ele citou autoridades, como o ministro da Defesa e ex-presidentes, que também não classificaram a invasão como uma ruptura institucional.
O ex-presidente conversou com a imprensa após realizar exames no hospital DF Star em Brasília, onde foi diagnosticado com pneumonia viral. Na véspera, ele havia cancelado um evento em Goiás devido ao mal-estar.