HOME FEEDBACK

Sem citar Trump, Lula diz que comércio internacional é usado para 'coerção e chantagem'

Lula critica utilização do comércio internacional como ferramenta de coerção e reafirma apoio à soberania do Panamá sobre o canal. Durante encontro com presidente panamenho, ele destaca a importância do multilateralismo e do desenvolvimento sustentável na região.

Lula critica o uso do comércio internacional como "instrumento de coerção" durante visita do presidente do Panamá, José Raúl Mulino, ao Palácio do Planalto.

Em sua fala, ele defendeu a soberania panamenha sobre o canal do Panamá, alvo de ameaças do presidente americano, Donald Trump.

Lula anunciou a compra de quatro aviões Super Tucano pela Panamá, reafirmando apoio ao tratado de neutralidade do canal, administrado pelo Panamá desde 1999.

- "O comércio internacional é utilizado como instrumento de coerção e chantagem", disse Lula, enfatizando a importância do multilateralismo e a integração regional.

Ele citou a frase: "quem semeia bandeiras, colhe soberania", referindo-se à luta histórica do Panamá.

Trump fez declarações recentes sobre a possibilidade de tomar o canal do Panamá, levando a um acordo onde o Panamá prioriza o uso americano do canal sem taxas por três anos.

Mulino, eleito em 2024 pelo partido Realizando Metas, confirmou sua presença na COP30 em Belém. Lula também deve visitar o Panamá em janeiro de 2026.

Leia mais em exame