Sem soberania, Brasil não existiria, diz Lula um dia após tarifaço de Trump
Lula defende a soberania brasileira em resposta a tarifas e sanções dos EUA. O presidente enfatiza a importância da autonomia na construção de um país livre e justo.
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirma a importância da soberania do Brasil após tarifas e sanções anunciadas por Donald Trump.
Um dia após Trump oficializar tarifas sobre produtos brasileiros e sanções ao ministro Alexandre de Moraes, Lula publicou em sua rede social X, afirmando que "sem soberania, o Brasil não existiria".
Lula destacou que a soberania é a autoridade de um povo sobre seu destino e a capacidade de um país decidir seus rumos. Ele mencionou a importância disso na Constituição, que considera a soberania um dos princípios fundamentais.
Na quarta-feira, Moraes foi sancionado pela Lei Magnitsky, que permite sanções econômicas a indivíduos estrangeiros por corrupção ou abusos de direitos humanos. A lei visa punir aqueles que promovem censura contra cidadãos americanos.
Além disso, Trump anunciou uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, somando-se aos 10% já existentes. A sobretaxa total é de 50% e entrará em vigor em 6 de agosto, mas com várias exceções.
Em resposta, o governo Lula afirmou que está "disposto" a negociar uma saída comercial, mas considera injustificáveis os argumentos políticos dos EUA e inaceitável a interferência de Trump na justiça brasileira.