Senado americano aprova nomeação de candidato de Trump para comandar as Forças Armadas
Dan Caine é o novo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas dos EUA após a destituição do general Charles CQ Brown. A aprovação ocorre em meio a críticas sobre a politização das Forças Armadas e a lealdade dos oficiais ao presidente.
Senado dos EUA aprova nomeação de Dan Caine
Na sexta-feira, 11, o Senado dos Estados Unidos aprovou a nomeação de Dan Caine para o principal cargo militar do país. A votação foi de 60 a favor e 25 contra.
Essa nomeação ocorreu após a demissão abrupta do comandante anterior do Estado-Maior Conjunto, general Charles CQ Brown, em uma reorganização da cúpula militar iniciada em janeiro pela administração Trump.
Críticas dos democratas:
- Criticas às demissões por parte dos democratas, que acusam Trump e o secretário de Defesa, Pete Hegseth, de tentar garantir lealdade nas Forças Armadas.
- Caine prometeu ser um líder imparcial e defender a política de apoliticidade nas Forças Armadas durante uma audiência no Congresso.
Caine enfatizou que evitar a politização começa com dar exemplo na cúpula e sempre dizer a verdade perante o poder.
Polêmica sobre apoio a Trump:
- Caine negou ter usado um boné com o slogan "Make America Great Again".
- Trump não deu explicações para a demissão de Brown, nomeado por Joe Biden, e também demitiu outros altos oficiais este ano.
Leia mais em
exame