Senado americano aprova nomeação de candidato de Trump para comandar as Forças Armadas
Senadores aprovaram Dan Caine como novo comandante do Estado-Maior Conjunto após demissões controversas na cúpula militar americana. A medida gerou críticas entre os democratas, que apontam para uma possível politização das Forças Armadas sob a administração Trump.
O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta sexta-feira (11) a nomeação de Dan Caine como o novo comandante do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, com 60 votos a favor e 25 contrários.
A nomeação ocorreu após a demissão abrupta do general Charles CQ Brown, ocorrida em fevereiro pela administração Trump, que tem promovido uma reestruturação na cúpula militar.
Os democratas criticaram as demissões, alegando que Trump e o secretário de Defesa, Pete Hegseth, estão tensionando a lealdade das Forças Armadas a favor do presidente.
Durante uma audiência, Caine se comprometeu a evitar a politização das Forças Armadas, afirmando que isso começa com o exemplo da cúpula e mantendo uma postura imparcial.
Ele também desmentiu ter usado o boné com o slogan “Make America Great Again”, sugerindo que Trump pode ter se confundido.
Desmissões notáveis neste ano incluem a comandante da Marinha, almirante Lisa Franchetti, e outros oficiais de alto escalão.
Com informações de AFP
Publicado por Victor Oliveira