Senado aprova projeto que prevê reciprocidade às tarifas de Donald Trump contra o Brasil
Medidas visam proteger produtos brasileiros de tarifas unilaterais e retalições comerciais. A proposta agora segue para a Câmara, a menos que haja solicitação de análise em Plenário por parte de senadores.
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (1), um projeto de lei (PL) 2.088/2023 que prevê medidas de resposta a barreiras comerciais impostas por outros países a produtos brasileiros.
O texto seguirá para a Câmara dos Deputados, a menos que nove senadores solicitem análise em Plenário.
A senadora Tereza Cristina (PP-MS) afirmou que o projeto, que uniu situação e oposição, visa proteger o Brasil das tarifas unilaterais dos Estados Unidos. Ela destacou:
"O objetivo não é punir, mas oferecer uma alternativa ao que considera uma paralisia do mecanismo de solução de controvérsias da Organização Mundial do Comércio."
Ela mencionou que a atual situação inclui uma disputa com a União Europeia devido a uma lei anti-desmatamento, afetando diretamente a agropecuária brasileira.
O presidente da CAE, Renan Calheiros (MDB-AL), chamou o projeto de uma "resposta legítima" e disse que os senadores buscarão a aprovação em caráter de urgência na Câmara.
Com informações da Agência Senado
Publicado por Nátaly Tenório