HOME FEEDBACK

Senado aprova texto-base de medida provisória que cria programa para reduzir fila de análise do INSS

Senado aprova medida provisória que cria programa para agilizar revisão de benefícios do INSS. Texto agora aguarda sanção do presidente Lula e promete promover a inclusão dos beneficiários.

Senado aprova MP do Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB)

O plenário do Senado aprovou, em votação simbólica, o texto-base da medida provisória que estabelece o PGB, visando encurtar a fila de revisão de benefícios do INSS.

A aprovação ocorreu após uma semana de paralisação do Congresso, devido a ações de parlamentares ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

A MP foi aprovada como projeto de lei de conversão, necessitando agora da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Dentre as mudanças realizadas, destacam-se:

  • Divulgação periódica das metas e resultados pelo Ministério da Previdência Social e INSS;
  • Inclusão de tecnologias acessíveis para comunicação com beneficiários.

A MP, já aprovada pela Câmara, definirá que o PGB funcionará inicialmente por 12 meses, podendo ser prorrogado até 2026.

O Republicanos solicitou a votação separada para incluir a "avaliação biopsicossocial do Benefício de Prestação Continuada (BPC)", que ainda está pendente. A senadora Damares Alves alertou para possíveis cortes indevidos, enquanto parlamentares do governo afirmaram que isso não ocorrerá.

Leia mais em valoreconomico