Senado define datas para sabatinas e votações de indicados
Senado define cronograma para sabatinas de autoridades indicadas, visando destravar nomeações em agências reguladoras e tribunais superiores. Expectativa é reduzir pressão política e facilitar o funcionamento das instituições afetadas.
Senado divulga cronograma para apreciação de indicações a agências e tribunais
A presidência do Senado anunciou nesta sexta-feira (11.jul.2025) o cronograma para apreciação de autoridades indicadas para cargos em agências reguladoras e tribunais superiores.
A leitura dos relatórios ocorrerá de 4 a 8 de agosto, enquanto as sabatinas e votações estão marcadas para 11 a 15 de agosto.
A convocação das comissões ficará a cargo dos presidentes de cada colegiado.
Em 2025, ainda não houve aprovações de indicações enviadas pelo governo. Este calendário pode destravar ao menos 16 nomeações para agências como:
- Agência Nacional do Petróleo (ANP)
- Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
- Anatel
- Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
- Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)
A liberação do calendário resultou de um acordo político nos bastidores. Segundo o Poder360, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pode garantir o comando dos Correios, o que ajudaria a destravar indicações represadas.
O União Brasil intensificou a cobrança pelas presidências dos Correios e do Banco do Brasil, especialmente com o fim do mandato de Fabiano Silva dos Santos, que termina em 6 de agosto.
A pressão para as nomeações aumenta tanto em parlamentares quanto em servidores. A falta de diretores efetivos compromete o funcionamento das agências, que enfrentam restrições orçamentárias.
Com o novo cronograma, espera-se reduzir o desgaste político com aliados e o Congresso.
Além disso, há outras 15 indicações para cargos de embaixador, com a maioria já passando por comissão e aguardando votação em plenário.