Senado e agências reguladoras debatem cortes de orçamento
A Comissão de Infraestrutura do Senado ouvirá agências reguladoras sobre os impactos do congelamento orçamentário de 2025. O presidente da comissão destaca a importância do debate para a autonomia regulatória e segurança de consumidores e investidores.
Comissão de Infraestrutura do Senado se reúne nesta 3ª feira (8.jul.2025), às 9h, para ouvir representantes das agências reguladoras brasileiras.
A audiência foi requerida pelo presidente da Comissão, senador Marcos Rogério (PL-RO), em razão do congelamento do orçamento de 2025 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em maio.
Rogério destaca a importância de debater os reflexos da conjuntura atual sobre a autonomia regulatória do Estado.
Algumas agências, como a Aneel, já anunciaram medidas devido à falta de recursos, enquanto outras ainda não se manifestaram.
O senador alerta que o contingenciamento de recursos pode afetar gravemente a autonomia das agências, trazendo insegurança a consumidores e investidores.
No requerimento, ele menciona que as agências perderam até 65% do orçamento na última década, com os valores caindo de R$ 6,4 bilhões em 2016 para R$ 5,4 bilhões em 2025.
Até a publicação deste texto, estavam confirmados os seguintes porta-vozes na sessão: