Senador americano protesta contra política de Trump em discurso de mais de 18 horas
Cory Booker realiza um discurso maratonista no Senado contra as políticas de Donald Trump, visando mobilizar os democratas em um momento de crise. O senador denuncia ações inconstitucionais e clama por unidade para proteger os direitos dos americanos.
Senador Cory Booker, do Partido Democrata, iniciou um discurso maratonista de protesto contra as "ações inconstitucionais" do presidente Donald Trump na noite de segunda-feira (31).
Mais de 18 horas depois, ele ainda continua a falar, sem pausas até para usar o banheiro. Seu discurso, que lembra uma cena famosa do filme de 1939 "A Mulher Faz o Homem", não impede votações do Partido Republicano, mas inspira os democratas diante de uma oposição morna ao governo.
No início, Booker declarou: “Estamos em crise”. Ao longo de sua fala, criticou as políticas de Trump que promovem cortes de gastos e sobre o assessor Elon Musk, afirmando que estas levam a danos à democracia americana.
“Americanos de todas as origens passam por dificuldades desnecessárias”, destacou, ressaltando que Trump tem causado danos à segurança e estabilidade financeira do país.
Embora não seja considerado um boicote, este é o primeiro momento em que os democratas bloqueiam o Senado durante o mandato de Trump. Eles buscam combater suas políticas de redução do governo, deportações e desmontagem de normas políticas.
Durante seu discurso, Booker recitou poesia, falou de esportes e fez apelos aos colegas para unir esforços contra decisões agressivas de Trump, incluindo cortes no Medicaid.
“Não é um momento de esquerda ou direita, é um momento de certo ou errado”, enfatizou, desafiando os republicanos a refletir sobre suas ações que afetam os mais vulneráveis.
Seu discurso foi elogiado pelo senador Raphael Warnock, que agradeceu a Booker por “manter a vigília por este país”.
Com informações da AFP