HOME FEEDBACK

Senadores democratas tentam barrar tarifas de Trump sobre o Brasil

Democratas no Senado se mobilizam contra tarifas de 50% do presidente Trump sobre produtos brasileiros, argumentando que a medida é motivada por interesses políticos. A proposta visa proteger o comércio entre os dois países e evitar consequências econômicas adversas.

Democratas do Senado dos EUA manifestam oposição ao plano de tarifas de Donald Trump sobre produtos do Brasil.

Em comunicado, os senadores Tim Kaine, Chuck Schumer, Jeanne Shaheen e Ron Wyden expressaram preocupação com tarifas de 50% que podem ser vistas como medidas políticas para influenciar o Supremo Tribunal Federal (STF) no Brasil, em um contexto que envolve Jair Bolsonaro.

Os senadores planejam apresentar uma resolução privilegiada para contestar essas tarifas, buscando forçar uma votação no Senado.

Trump invocou a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA) para implementar as tarifas, com início previsto para a próxima semana. A medida isenta muitos produtos brasileiros.

De acordo com os democratas, o comércio entre os EUA e o Brasil é significativo, gerando 130 mil empregos nos EUA e um superávit comercial com o Brasil.

Além disso, eles alertam que uma guerra comercial tornaria a vida mais cara para os americanos e poderia levar o Brasil a se aproximar da China.

Uma tentativa semelhante anterior foi aprovada com apoio bipartidário, mas uma proposta na Câmara dos Deputados foi barrada.

Se a resolução for aprovada, Trump pode vetá-la, mas o Congresso pode derrubar o veto com maioria qualificada de dois terços.

Leia mais em valoreconomico