HOME FEEDBACK

Senadores reúnem 64 assinaturas em apoio à CPI sobre 'adultização' de crianças

Senadores buscam abrir CPI para investigar a exploração de crianças nas redes sociais após vídeo viral de influenciador. A proposta conta com apoio abrangente e já reúne 64 assinaturas, superando o mínimo necessário para a instalação.

Senadores Damares Alves (Republicanos-DF) e Jaime Bagattoli (PL-RO) obtiveram 64 assinaturas para solicitar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a sexualização de crianças.

Essa mobilização surge após a repercussão de um vídeo do influenciador Felipe Bressanim Pereira (Felca), que revela como algoritmos das redes sociais podem alimentar a exploração de menores. O vídeo, publicado em 6 de setembro, já conta com milhões de visualizações.

Com mais de dois terços da Casa apoiando, a CPI necessita de apenas 27 assinaturas para sua instalação. Contudo, a abertura da investigação depende do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que ainda precisa ler o requerimento em plenário. O pedido ainda não foi protocolado; Damares e Bagattoli aguardam outras assinaturas antes de formalizar o pedido.

Damares afirmou nas redes sociais que “há muito o que ser investigado sobre esse mercado macabro que sexualiza crianças e adolescentes”.

Apoiada por senadores de diferentes partidos, como Rogério Marinho (PL-RN) e Jaques Wagner (PT-AP), a CPI também recebe suporte da Câmara dos Deputados. O presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) planeja discutir a proteção de crianças e adolescentes nas redes sociais, incluindo um projeto que exige das plataformas digitais um "dever de cuidado".

Leia mais em valoreconomico