HOME FEEDBACK

'Senhor das frutas' conserva a riqueza natural da Colômbia

Gian Paolo Daguer promove a preservação de frutas nativas da Colômbia por meio de uma comunidade virtual de entusiastas e especialistas. Seu projeto tem como objetivo recuperar o conhecimento sobre essas iguarias ameaçadas pela extinção e promover a biodiversidade alimentar.

Gian Paolo Daguer, conhecido como o “senhor das frutas”, utiliza suas redes sociais para promover e preservar frutas nativas da Colômbia.

Com uma base de 108 mil seguidores, Daguer lidera o projeto "Frutas de Colombia", dirigindo uma rede de voluntários que buscam salvar exemplares raros da extinção, impactados pelo desconhecimento e desmatamento.

Baseado em Bogotá, Daguer, engenheiro ambiental de 47 anos, compartilha informações sobre frutas pouco conhecidas como a lúcuma, que se assemelha a um coco por fora e a um abacate por dentro.

Segundo Carolina Castellanos, do Instituto Humboldt, a Colômbia possui **3.000 espécies alimentícias**. Porém, 10% delas podem desaparecer.

As sementes coletadas são distribuídas por Daguer para cultivo em jardins domésticos, com o objetivo de “preservar, recuperar, informar e disseminar” conhecimentos sobre a biodiversidade.

Além de seu trabalho nas redes sociais, Daguer colaborou na catalogação do quinguejo, uma nova espécie de fruta descoberta em Nuquí. Ele acredita que as frutas nativas foram ofuscadas por alimentos importados, resultando em uma dieta homogênea no mundo.

Leia mais em folha