“Senti firmeza”, diz Haddad após reunião com Motta
Ministro da Fazenda afirma que projeto de isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5.000 está em andamento, com apoio do presidente da Câmara. Reunião entre Haddad e líderes está prevista para esclarecer detalhes e avançar na proposta.
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), anunciou que o acordo com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para isentar o imposto de renda de quem ganha até R$ 5.000 está avançando.
Haddad afirmou que sente segurança no progresso do projeto e uma reunião será marcada para discutir detalhes e encaminhá-lo ao plenário.
O ministro mencionou ter um acordo sobre tributos de renda e consumo que são fiscalmente neutros, destacando que o compromisso é com um projeto equilibrado.
Citou pesquisas que indicam que o apoio à taxação dos super ricos é maior que o apoio à isenção para quem ganha menos, refletindo a percepção de injustiça no país.
No encontro, discutiu-se a urgência da aprovação da reforma do IR, em meio à pressão para retirar medidas que taxam rendas mais altas.
Haddad também transferiu a gestão do plano de ajuda aos exportadores afetados pelo tarifaço dos EUA ao BNDES, destacando a dificuldade de setores não commodities em buscar crédito.
Ele alertou sobre a inflação crescente nos EUA, confirmando que o tarifaço impactará o consumidor americano.
O ministro apresentou a agenda legislativa prioritária do governo, mencionando que vários projetos de lei estão preparados para votação.
- Redata: política de atração de data centers, que pode ser integrada ao projeto de IA.
- A proposta visa atrair investimentos e melhorar o ambiente de negócios.