Série narra os 100 anos do jornal ‘O Globo’
A série documental "O Século do Globo" traz uma narrativa detalhada da história do icônico jornal brasileiro. Com depoimentos de figuras-chave e recursos inovadores, o projeto promete uma imersão nos momentos marcantes do jornalismo nacional.
Estreia amanhã (8), na TV Globo e no Globoplay, a série “O Século do Globo”, idealizada por Pedro Bial. A série narra a história do jornal O Globo, fundado por Irineu Marinho em 1925, que originou o Grupo Globo.
Dividida em quatro episódios de 45 minutos, a produção conta com quase 50 depoimentos de figuras importantes, incluindo os filhos de Roberto Marinho, além de jornalistas renomados.
Roberto Marinho é interpretado por Tony Ramos e Eduardo Sterblitch, enquanto Bial destaca a coragem e inovação de Irineu Marinho. A série aborda três eras do jornal: até 1954, os anos 1960 e 70 e a modernização nos anos 80 até hoje.
Desde seu lançamento, O Globo publicou 33.572 edições impressas e possui uma versão digital desde 1996. A série utiliza recursos de inteligência artificial e realidade aumentada para recriar as redações históricas.
Entre os casos abordados, destaca-se como Roberto Marinho obteve uma foto do presidente Washington Luís após sua deposição. Tony Ramos elogia a importância do jornal na história do Brasil.
Para celebrar o centenário do jornal, a Casa Roberto Marinho abrirá a exposição “Um século de histórias”, com 213 fotografias e um documentário audiovisual. A mostra contará com eixos temáticos e uma trilha sonora inédita.