Sessão com psilocibina pode aliviar a depressão por 5 anos
Estudo aponta que a psilocibina pode oferecer alívio de longa duração para a depressão, com dados que evidenciam seu potencial terapêutico. Pesquisas em andamento buscam expandir seu uso para outras condições, como a depressão pós-parto.
Estudo com psilocibina traz novos insights sobre tratamento da depressão
Pacientes que participaram de um ensaio clínico em 2020 usando psilocibina, a substância ativa dos cogumelos mágicos, relataram cinco anos de alívio dos sintomas de depressão.
Os resultados foram apresentados na Psychedelic Science Conference em Denver (EUA), confirmando o potencial terapêutico duradouro da psilocibina.
O estudo envolveu 24 voluntários com transtorno depressivo maior, que receberam uma única dose de psilocibina e 11 horas de psicoterapia. Após um mês, 17 relataram melhora dos sintomas e 14 estavam em remissão total.
Após cinco anos, 67% dos participantes ainda se mantinham em remissão. Muitos relataram menos ansiedade e maior funcionalidade, evidenciando mudanças significativas em suas vidas.
Outro estudo em 2023, liderado pela Compass Pathways, mostrou que uma dose de 25 mg de psilocibina proporcionou efeitos terapêuticos sustentados por pelo menos um ano em pacientes com depressão resistente ao tratamento.
Alan Davis, coautor do estudo, destacou a importância de pesquisas rigorosas, apesar de os dados serem promissores. A ideia de tratar depressão grave com uma ou duas doses está se tornando tendência.
A psilocibina também está sendo estudada para depressão pós-parto, com a Cleveland Clinic realizando ensaios clínicos com uma versão sintética da substância.
Embora os resultados sejam encorajadores, a pesquisa em ciência psicodélica avança lentamente, requerendo rigorosos protocolos e revisões.