Sextou com S de Soberania, diz governo após operação contra Bolsonaro
Governo utiliza redes sociais para afirmar a soberania do Brasil em meio a busca e apreensão contra Bolsonaro. Lula critica a tentativa de interferência dos EUA e reafirma que o país não se submeterá a pressões externas.
Governo Federal: Publica vídeo no Instagram no dia em que a Polícia Federal cumpriu mandado de busca contra Jair Bolsonaro.
O vídeo, intitulado “Sextou com S de Soberania”, ressalta que “quem manda no país é o povo brasileiro”. A publicação se refere às declarações de Donald Trump sobre o julgamento de Bolsonaro.
Conteúdo do vídeo:
- “Não mexe com o meu Brasil.”
- “Não mexe com minha gente.”
- “Respeita nosso direito de trabalhar e seguir em frente.”
- “Nosso país é soberano.”
- “Você vai ter que respeitar.”
- “Em nosso coração, é o Brasil em 1º lugar.”
- “Quem manda no Brasil é o povo brasileiro.”
- “Respeita nós.”
Lula: Critica Trump, afirmando que ele tenta ser “imperador do mundo” com tarifas de 50% a produtos brasileiros, e reafirma a soberania do Brasil.
Contexto: Trump anunciou a tarifa em 9 de julho, alegando que o governo brasileiro 'persegue' Bolsonaro, que é réu no STF por tentativa de golpe após as eleições de 2022.
Lula reiterou que o Brasil não aceitará tutelas e assinou, em 14 de julho, decreto regulamentando a Lei da Reciprocidade Econômica como resposta às tarifas dos EUA.