Shell vai instalar navio-plataforma no pré-sal da Bacia de Santos
Shell investe no pré-sal com o campo de Gato do Mato e planeja iniciar produção em 2029. Contratação de FPSO permitirá produção de 120 mil barris de petróleo por dia e expansão da atuação da empresa no Brasil.
A Shell anunciou nesta 6ª feira (21.mar.2025) a aprovação do investimento final no campo de Gato do Mato, no pré-sal da Bacia de Santos.
O projeto inclui a contratação de um FPSO (unidade flutuante) que irá produzir, armazenar e transferir óleo. A embarcação será afretada da japonesa Modec e terá capacidade para 120 mil barris de petróleo por dia, com início da operação previsto para 2029.
A Shell planeja reinjetar o gás associado inicialmente, mas pretende levar o gás natural à costa no futuro. As reservas em Gato do Mato são estimadas em 370 milhões de barris.
A empresa é a operadora do projeto e possui 50% dos direitos de exploração. O consórcio inclui:
- Ecopetrol - 30%
- TotalEnergies - 20%
- PPSA - 10%
Embora o valor do investimento não tenha sido divulgado, a estimativa é que seja bilionário. A Shell é a 2ª maior produtora de petróleo do Brasil, com mais de 400 mil barris diários.
A diretora de Integração de Gás e Upstream, Zoë Yujnovich, destacou que o projeto mantém a produção estável e expande a liderança da Shell no Brasil.
Atualmente, existem 46 FPSOs operando no Brasil; o novo navio será o 2º da Shell no país, que já opera um FPSO na Bacia de Campos desde 2009.