Silveira diz que discute com Lula a construção de nova 'grande hidrelétrica' como a Itaipu
Ministro de Minas e Energia revela planos para nova usina hidrelétrica inspirada na Itaipu e destaca a importância das pequenas hidrelétricas para o setor elétrico. O governo busca revitalizar o projeto do complexo hidrelétrico do Tapajós e ampliou a cooperação com a Bolívia.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou discussões com o presidente Lula sobre a construção de uma nova grande usina hidrelétrica.
Silveira mencionou um acordo com a Bolívia para aumentar a geração hidrelétrica no Rio Madeira, citando a Itaipu Binacional como modelo.
Ele afirmou: "Vamos avançar em grandes hidrelétricas" e ressaltou o potencial do Rio Madeira, sugerindo uma nova binacional.
O governo também quer movimentar o complexo hidrelétrico do Tapajós, que está paralisado por problemas de licenciamento.
As declarações foram feitas em um evento que apresentou os resultados de um leilão para a contratação de energia de pequenas hidrelétricas.
O leilão movimentou R$ 5,5 bilhões para 65 usinas em 13 estados, com início de fornecimento em 1º de janeiro de 2030.
Silveira ressaltou a importância das pequenas hidrelétricas, afirmando que elas causam menor impacto ambiental e oferecem estabilidade ao sistema elétrico, complementando fontes intermitentes como solar e eólica.
A negociação permitiu a contratação de 815,6 megawatts em potência e 384,5 megawatts médios de eletricidade, totalizando R$ 26,6 bilhões em operações.