Silveira projeta conclusão do linhão de Roraima em dezembro
Obras do linhão que liga Roraima a Manaus estão 80% concluídas e devem trazer economia significativa para os consumidores. Além disso, o governo planeja expandir a exploração de petróleo e gás na Bacia de Tacucu ainda este ano.
Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta 6ª feira (21.mar.2025) que as obras do linhão de energia ligando Boa Vista (RR) a Manaus (AM) serão finalizadas em dezembro deste ano, com 80% de conclusão.
Essa interligação conectará Roraima ao SIN (Sistema Interligado Nacional) e pode reduzir a conta de luz dos brasileiros em cerca de R$ 1 bilhão.
O desconto se dará pela redução do encargo da CCC (Conta de Consumo de Combustíveis), que abrange tarifas pagas às térmicas a diesel.
Silveira destacou que a obra é "a mais emblemática do setor elétrico" e essencial para a integração energética na América do Sul, promovendo segurança e modicidade tarifária.
No mesmo evento, o ministro mencionou planos para explorar petróleo e gás natural na Bacia de Tacucu, em Roraima, com 2 interessados já manifestados em investir na região.
Essa bacia é estratégica, localizada na fronteira com a Guiana, que se destaca na produção de petróleo mundial.
Silveira expressou expectativas de que o desenvolvimento traga avanços significativos para a sociedade de Roraima.