Símbolo do comércio na Europa, Oxford Street pode virar rua exclusiva para pedestres
Prefeito busca revitalizar a Oxford Street com plano de área exclusiva para pedestres. Consulta pública irá reunir opiniões da população até 2 de maio e pode enfrentar resistência local.
Prefeito de Londres, Sadiq Khan, iniciou uma consulta pública em 28 de abril para avaliar a transformação da Oxford Street em uma área exclusiva para pedestres.
O objetivo é revitalizar este icônico destino de compras da Europa, que tem enfrentado uma queda no fluxo de pedestres desde a pandemia de Covid-19.
Khan deseja criar uma nova Corporação de Desenvolvimento com o poder de eliminar o tráfego na famosa rua, apesar de tentativa anterior fracassada e provável oposição local.
O prefeito ressaltou que a Oxford Street, responsável por 25 bilhões de libras (R$ 185,33 bilhões) em movimentação econômica em 2022, precisa de melhorias para atingir seu potencial.
O plano de pedestres pode atrair resistência durante a consulta, que se estenderá até 2 de maio, com preocupações sobre o impacto do tráfego nas ruas adjacentes.
Este projeto faz parte de um impulso mais amplo do governo trabalhista para fomentar crescimento econômico por meio de infraestrutura, mesmo em meio a divisões internas.
A revitalização da Oxford Street, se bem-sucedida, pode demonstrar a capacidade de Londres em contribuir para o crescimento sem depender da expansão do aeroporto de Heathrow.