Simulado de emergência da Petrobras na Foz do Amazonas segue sem intercorrências, dizem fontes
Simulado da Petrobras avança sem intercorrências enquanto aguarda decisão do Ibama. A atividade é essencial para a concessão de licença para exploração na Bacia da Foz do Amazonas.
Simulado de emergência da Petrobras na Bacia da Foz do Amazonas pode ser concluído nesta quarta-feira (27), sem intercorrências até o momento.
O exercício, iniciado no domingo (24), é a última etapa antes do Ibama decidir sobre a licença para perfuração de um poço exploratório.
O Ibama informou que o simulado, chamado de Avaliação Pré-Operacional (APO), ainda está em andamento sem prazo definido para a conclusão.
A Petrobras investiu milhões em infraestrutura e medidas exigidas pelo órgão ambiental, mobilizando cerca de 400 profissionais, aeronaves e embarcações para o exercício.
A expectativa é que o simulado termine hoje, seguindo conforme o planejado.
A indústria de petróleo vê potencial considerável na Bacia da Foz do Amazonas, especialmente após descobertas em países vizinhos, como Guiana e Suriname.
Entretanto, há forte resistência de setores da sociedade e do governo, devido a desafios socioambientais que a região apresenta.
O presidente do IBP, Roberto Ardenghy, destacou que “é uma área sensível” e que a confirmação da presença de hidrocarbonetos só virá com a perfuração.
O plano energético do Brasil prevê crescimento na produção de petróleo até o início da próxima década, defendendo a necessidade de novas descobertas para manter níveis de produção.