HOME FEEDBACK

Sistema de portas de plataforma da Linha 5-Lilás existe desde 2022

Homem morre após ficar preso entre porta de plataforma e trem na estação Campo Limpo. Este é o primeiro incidente fatal relacionado ao sistema de segurança das linhas operadas pela ViaMobilidade.

Acidente fatal no Metrô: homem morre entre porta de plataforma e trem

Um homem foi atingido pelo trem na estação Campo Limpo, na Linha 5-Lilás do Metrô, nesta segunda-feira (6).

Esse foi o primeiro acidente fatal registrado nas linhas operadas pela ViaMobilidade desde a implementação do sistema de portas de plataforma em 2022.

As portas, que visam aumentar a segurança, são conhecidas como Plataform Screen Door (PSD). Elas criam uma barreira entre a plataforma e a via, evitando quedas.

O sistema possui um sensor de movimento, mas funciona apenas para impedir que trens partam com as portas abertas. No entanto, não há sensores no vão entre a porta da plataforma e a do trem, o que evitou a ativação do sensor no acidente.

Recentemente, na Linha 2-Verde, uma passageira ficou presa entre portas, mas não se feriu. Esse tipo de incidente é mais comum em mega metrópoles.

Além da Linha 5-Lilás, as Linhas 4-Amarela e 15-Prata têm o sistema completo. As Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha possuem portas em algumas estações.

As portas foram contratadas em 2019 para melhorar a segurança e a regularidade da circulação dos trens. Cada porta deve ter 2,10 metros de altura, sensor de presença e transparência mínima de 70%.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Publicado por Sarah Paula

Leia mais em jovem-pan
PSD