Só 12% dos aviões no Brasil são da Embraer e queremos estimular conteúdo local, diz ministro
Governo busca estimular a compra de aviões da Embraer por companhias aéreas para fortalecer a indústria nacional. Ministro destaca crescimento da aviação civil e projeta aumento no número de passageiros até 2025.
Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou o esforço do governo para incentivar a aviação regional a adquirir aviões da Embraer, visando fortalecer a indústria nacional.
No fórum promovido pela revista Veja, ele revelou que apenas 12% da frota comercial brasileira é da Embraer, comparado a 50% nos EUA com a Boeing e 48% na França com a Airbus.
Costa Filho declarou: “Estamos com um trabalho forte para estimular as aéreas a comprar aviões pequenos e de médio porte da Embraer.”
Ainda segundo o ministro, a Embraer estuda a fabricação de aviões maiores, o que pode reforçar a indústria local.
Durante o evento, ele também falou sobre o crescimento da aviação civil, projetando 128 milhões de passageiros em 2025, aumentando de 98 milhões em 2022.
Além disso, mencionou que a Azul deve sair da recuperação judicial em setembro e que o governo está criando uma linha de crédito de R$ 4 bilhões para as companhias aéreas.