Sob Keir Starmer, Reino Unido endurece estratégia de segurança
Nova estratégia do governo britânico aumenta investimentos em segurança e fortalece parcerias internacionais. Documento aborda ameaças globais e reestrutura a abordagem do país em meio a um cenário de incertezas.
Governo do Reino Unido lançou a sua nova Estratégia de Segurança Nacional de 2025 nesta 3ª feira (24.jun.2025), marcada por um cenário global de “incerteza radical”.
A política, do primeiro-ministro Keir Starmer (Partido Trabalhista), inclui um compromisso de 5% do PIB para a segurança nacional até 2035, alinhando-se à definição da Otan sobre gastos militares.
A estratégia é composta por três pilares interligados:
- Segurança em Casa: Fortalecendo a defesa territorial e a segurança cibernética para tornar o Reino Unido um alvo “mais difícil”.
- Força no Exterior: Reafirmando a Otan como central na segurança coletiva e priorizando a estabilidade na área Euro-Atlântica.
- Integração da Segurança Econômica: Investindo na base industrial de defesa e desenvolvendo tecnologias avançadas, como inteligência artificial.
O documento também menciona a agressão russa à Ucrânia e a atividade hostil iraniana como ameaças significativas e destaca a importância de alianças com Estados Unidos e União Europeia.
O governo busca unir sociedade, negócios e academia para enfrentar desafios em uma “era de incerteza radical”.
O sucesso será medido pela capacidade de proteger o povo britânico e seus interesses.