Sobretaxa do Brasil é a maior das anunciadas por Trump nesta semana
Brasil enfrenta imposição de tarifa adicional de 50% sobre produtos exportados para os EUA, a maior taxa anunciada por Donald Trump. Presidente acusa o país de atacar eleições livres e os direitos de expressão, enquanto o governo brasileiro promete resposta em forma de lei de reciprocidade.
Brasiltaxa anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, com uma cobrança adicional de 50% para produtos brasileiros que entrarem nos EUA, a partir de 1° de agosto.
Antes do Brasil, Trump anunciou tarifas para 21 nações, destacando Laos e Mianmar com 40%, e outros países com taxas variando de 20% a 36%.
Trump justificou a sobretaxa por "ataques insidiosos do Brasil às eleições livres" e pela forma como o país trata Jair Bolsonaro, classificando como "vergonha" o julgamento contra o ex-presidente.
Após reunião de emergência com ministros, o presidente brasileiro Lula anunciou que a medida terá como resposta lei de reciprocidade.
Atualmente, produtos brasileiros já enfrentam uma tarifa de importação de 10%, que será substituída pela nova alíquota. Por exemplo, o etanol, que tem uma tarifa que chegará a 52,5% em agosto.
A sobretaxa não se aplica a produtos com tarifas setoriais já existentes, como aço e alumínio, que têm tarifas de 50%.