SoftBank compra fábrica da Sharp para instalar projeto em parceria com OpenAI
SoftBank adquire antiga fábrica de LCD da Sharp para transformar em data center de inteligência artificial em parceria com a OpenAI. A instalação deve iniciar operações em 2026, com investimento total esperado de até 1 trilhão de ienes.
SoftBank planeja transformar uma antiga fábrica de LCD da Sharp em um data center no Japão, em parceria com a americana OpenAI.
A compra, anunciada pelo Nikkei Asia, envolveu um investimento de cerca de 100 bilhões de ienes (US$ 676 milhões) e será finalizada na sexta-feira. A fábrica, localizada em Sakai, Osaka, fornecerá eletricidade suficiente para um centro de inteligência artificial.
A construção do data center começará em 2025 e as operações estão previstas para 2026, com uma capacidade inicial de 150 megawatts, que aumentará para 250 MW até 2028.
Os agentes de inteligência artificial desenvolvidos no local serão os primeiros modelos base da OpenAI no Japão. A joint venture entre SoftBank e OpenAI se concentrará em treinar esses agentes usando dados de empresas clientes.
As GPUs necessárias para o projeto devem ser adquiridas da Nvidia e do Stargate Project. Para operar completamente o data center, serão necessárias 100 mil GPUs, totalizando um investimento de cerca de 1 trilhão de ienes (US$ 6,7 bilhões).
A instalação também desenvolverá um modelo de inteligência artificial generativa próprio do SoftBank, além de alugar espaço para empresas e instituições de pesquisa.
O SoftBank já opera um data center em Tóquio e está construindo outro em Hokkaido. Um novo local foi selecionado na região de Kyushu.
A Sharp, que registrou perdas líquidas de 410 bilhões de ienes nos últimos dois anos, espera que a venda ajude a melhorar seu desempenho financeiro.