Soldado da PM é preso em hospital militar após chamar superior de “você”
Soldado da PM é preso por desrespeito a superior durante atendimento médico, gerando polêmica sobre hierarquia e direitos em hospital militar. Após audiência de custódia, ele foi solto, enquanto a Corregedoria investiga o caso.
Soldado da PM de SP é preso no Hospital da Polícia Militar, em Tucuruvi, por desrespeito a superior.
O soldado Lucas Neto foi detido nesta quarta-feira (18) após se referir ao capitão médico como “você”, o que foi considerado crime segundo o Artigo 160 do Código Penal Militar.
Lucas buscava atendimento médico por um deslocamento no ombro e não estava em serviço, de acordo com sua defesa. Mesmo assim, foi levado ao Presídio Militar Romão Gomes.
A advogada Fernanda Borges de Aquino afirmou que Lucas gravou o atendimento após ser impedido de registrar o procedimento. O médico, capitão Marcelo Cavalcante Costa, ficou incomodado e ordenou a interrupção da gravação.
Após um desentendimento, ocorreu a prisão do soldado. Em seguida, sua defesa acionou o advogado Mauro Ribas Júnior, que deu voz de prisão ao capitão por denunciação caluniosa e a dois tenentes por falso testemunho.
A Polícia Militar confirmou a detenção de Lucas por violação do código militar e instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar o caso.
Na manhã de quinta-feira (19), Lucas foi solto após audiência de custódia, mas a apuração continua pela Corregedoria da Polícia Militar.
Mauro Ribas Júnior, ex-PM expulso da corporação por assassinato, agora defende policiais em situações semelhantes.