Sonha com um cartão black? Open Finance pode ser o caminho
Open Finance transforma a oferta de produtos financeiros, permitindo que bancos personalizem serviços com base no histórico compartilhado dos clientes. Essa inovação não apenas aumenta a competitividade entre as instituições, mas também beneficia consumidores com ofertas mais adequadas às suas necessidades.
Open Finance: sistema financeiro aberto lançado em 2021 que permite a clientes compartilhar informações financeiras entre instituições.
Benefícios: melhora a personalização de serviços como cartões de crédito e auxílio na obtenção de cartões black.
O Banco Central destaca que o sistema aumenta a competição entre instituições, promove a inclusão financeira e melhora a eficiência do mercado, permitindo que bancos entendam o comportamento financeiro de seus clientes.
Exemplos de uso:
- Santander: usa o Open Finance para avaliar renda e perfil financeiro, resultando em upgrades de renda para mais de 800 mil clientes.
- Sicoob: elevou limites de cartões em quase R$ 90 milhões utilizando dados do Open Finance.
Vantagens para consumidores: melhoria na análise de crédito e na oferta de produtos adequados ao perfil de gasto, como cartões com milhas para viajantes.
No Bradesco, o Open Finance é empregado para oferecer opções de cartões adequadas a consumidores insatisfeitos e também para clientes novos. O banco analisa dados dos clientes para ações proativas visando a retenção.
Retenção e conversão: clientes que compartilham dados têm taxa de conversão três vezes maior.
Futuro: expectativa de um uso mais amplo do Open Finance, possibilitando decisões financeiras mais rápidas e precisas, mas ainda existem desafios relacionados à qualidade e amplitude dos dados.